sexta-feira, 25 de abril de 2008

Melhores canções covers de Elvis Presley

"Hound Dog" foi escrita por Jerry Leiber e Mike Stoller para a cantora de blues Big Mama Thornton em 1953. A letra original continha conotação sexual e Thornton berrava sua versão em um blues de estilo lento e corajoso. A interpretação cômica de Elvis foi tomada emprestada de Freddie Bell e Bellboys.

Elvis gravou duas versões da canção de blues "One Night of Sin", de Dave Bartholomew-Pearl King, que tinha sido um hit através de Smiley Lewis em 1956. Em 24 de janeiro de 1957, gravou a versão de Lewis e, um mês depois, regravou-a como "One Night" utilizando uma letra limpa. Na maliciosa versão de Lewis, o cantor está rezando por "One night of sin" (uma noite de pecado), enquanto na execução mais otimista de Elvis, está esperando por "One night with you..." (uma noite com você...).

Os compositores de Tin Pan Alley, Lou Handman e Roy Turk, compuseram "Are You Lonesome Tonight?" ("To-night" na capa original do disco) em 1926, que foi gravada originalmente por Al Jolson no ano seguinte. A única canção que Coronel Tom Parker supostamente jamais encorajou Elvis a gravar, "Are You Lonesome Tonight?" foi lançada em 1960 e ganhou três indicações para o Grammy.

"Bridge Over Troubled Water" foi composta por Paul Simon e Art Garfunkel e gravada pela dupla de folk-rock em 1970, tornando-se seu hit número 1. Elvis gravou uma versão, que tinha um som mais amplo e uma interpretação vocal mais dramática, durante a filmagem de: Elvis é Assim.

Eddy Arnold, "o mauricinho do interior de Tennessee" tinha um hit gravado com a balada suave "I Really Don't Want to Know", em 1954, justamente quando Elvis realizou uma "turnê rural" pelo Sul com seu estilo rockabilly. Composta por Howard Barnes e Don Robertson, a canção foi lançada por Elvis em 1970 com outra melodia country, "There Goes My Everything", no lado B. Essas canções representam a redescoberta da música country contemporânea por Elvis durante a década de 70.

Originalmente arranjada e gravada pelo cantor de country Mickey Newbury, "An American Trilogy" é um medley de "Dixie", "The Battle Hymn the Republic" e "All My Trials". A integração de duas canções sobre guerras civis (os hinos do Sul e do Norte) com um hino religioso tradicional sugere a curiosa tradição sulista de combinar elementos culturais diversos. A versão de Elvis, em 1972, da peça oferecia uma interpretação operística que combinava com a amplitude do significado da canção.

Elvis cantou a composição de 1970, "Steamroller Blues", de James Taylor, em seus shows durante o início da década de 70. Mas sua interpretação corajosa durante o especial de televisão Aloha from Hawaii parou o show. A versão do especial foi lançada como um single em abril de 1973.

Em 1968, o cantor de country Marty Robbins escreveu "You Gave Me a Mountain", uma violenta balada sobre as dificuldades da vida. Embora o pop star Frankie Laine fosse o primeiro a lançá-la, Elvis começou a cantá-la nos shows durante o início da década de 70 e lançou-a em 1973. A interpretação de Elvis é geralmente considerada autobiográfica, pois foi paralela a sua separação de Priscilla Presley.

"My Way", um hino de independência e individualismo, foi escrita por Paul Anka para Frank Sinatra e originalmente gravada por ele em 1969. Elvis cantou "My Way" no especial de televisão Aloha from Hawaii e nos shows durante a década de 70. A gravação desta canção por Elvis foi lançada logo após sua morte, tornando-se quase seu relato biográfico.

A melhor canção cover de Elvis Presley mostra seu talento como ator, músico e intérprete de antigas tradições. "That's All Right" foi escrita e gravada por Arthur "Big Boy" Crudup como uma melodia de blues country, em 1947, e retrabalhada por Elvis em 1955, que, com seus passos rápidos e interpretação rockabilly, tornou-se seu primeiro single lançado.

Susan Doll, Ph.D

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores