Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Bessie Smith

Nascida: 15 de Abril de 1894 em Chattanooga, TN.
Falecida: 26 de Setembro de 1937 em Clarksdale, MS.

Primeira e maior cantora de blues e jazz e uma das mais poderosas de todos os tempos, Bessie Smith ganhou o título de "A imperatriz do blues". Mesmo em sua primeira gravação em 1923, sua voz passional superou a qualidade primitiva das gravações daquela época e continua sendo facilmente comunicável aos atuais ouvintes (o que não acontece com outro artista deste remoto período). Não havia competidores para ela.

Em 1912, Bessie Smith cantou no mesmo show que Ma Rainey, que lhe protegeu e treinou. Embora Rainey tivesse atingido uma grande margem de fama durante sua carreira, logo foi superada por sua protegida.

Em 1929 o blues estava fora de moda e a carreira de Bessie começou a declinar. Na época da grande depressão, Bessie gravou "Nobody Knows You When Youre Down and Out", mesmo sendo demitida pela Columbia em 1931, ela continuou seu trabalho. Morreu em um acidente de carro no Mississippi.

"A imperatriz do blues", baseado em seu trabalho, nunca deverá abdicar de seu trono.

Nenhum comentário:

Canal Elvis Blues - ESTB

Instagram

"O Blues não é nada além de um bom homem se sentindo mal"

“Muitas pessoas se perguntam ‘O que é o blues?’ Eu escuto muita gente falando ‘O blues.. O blues…’ Mas eu vou vos dizer o que o blues é. Quando você não tem dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de sua casa, você ainda tem o blues. Muitas pessoas saem falando ‘Eu não gosto de blues’ mas quando você não tem dinheiro, não pode pagar o aluguel de sua casa e não pode comprar comida, você com certeza tem o blues. Se você não tem dinheiro, você tem o blues, porque pensa maldosamente. Isso mesmo. Toda vez que você pensa maldosamente, você está pensando no blues." Howling Wolf

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues." Son House

Seguidores