segunda-feira, 21 de abril de 2008

Blind Willie Johnson

Nascido em: 1902 em Marlin, TX.
Falecido em: 1947 em Beaumont, TX.

Blind Willie, nascido no Texas e evangelista possuía um timbre de voz "efervescente" assim como uma imensa habilidade de lidar com o violão.

Geralmente cantava em um tom baixo, tal como tenor, com um volume que poderia ser ouvido ruas adiante. Johnson gravou um total de 30 musicas durante um período de três anos, e muitas destas se tornaram clássicos de gospel-blues, incluindo: "Jesus Make up My Dying Bed", "God Dont Never Change", e sua mais famosa e conhecida canção "Dark Was the Night-Cold Was the Ground".

É de concordância geral que Johnson nasceu numa pequena cidade ao sul de Waco, perto de Temple, Texas, por volta de 1902. Sua mãe morreu enquanto ele ainda era um bebê, o que levou seu pai à se casar novamente. Quando Johnson completou 7 anos, seu pai e sua madrasta brigaram. Tão grave foi a discussão que a madrasta jogou um balde de água quente, que em vez de atingir seu pai, atingiu seu rosto, deixando-o cego para sempre. Quando ficou mais velho, Johnson começou a ganhar dinheiro tocando seu violão, uma das poucas opções que um homem cego tinha na época. Através dos anos, Johnson tocou violão usando apetrechos que não eram comuns, como o canivete, em vez de palheta. Tocava sempre em D (ré), escolhendo notas simples e melódicas, enquanto usava seu slide na corda mais grave com seu polegar. Foi, todavia, conhecido por tocar num tom diferente e sem slide em muito poucas ocasiões. Mesmo tendo sucesso com sua técnica excepcional de blues e o som que emitia de seu violão, Johnson não queria ser considerado como um bluesman, uma vez que era religioso e acreditava fervorosamente na Bíblia. Começou então a cantar e interpretar o gospel.

Tornou-se um pastor batista e trouxe seus sermões e músicas às ruas das cidades vizinhas. Enquanto se apresentava em Dallas, conheceu Angeline e casou-se em 1927. Angeline somou ao repertório de Johnson os hinos do século XIX, e começaram a se apresentar por toda a parte de Dallas e Waco.

Em 3 de dezembro de 1927, a Columbia Records trouxe Blind Willie Johnson ao estúdio, onde gravou seis canções que se tornaram alguns dos seus primeiros sucessos: uma música sobre Sansão e Dalila chamada "If I Had My Way", "Mothers Children Have a Hard Time" (frequentemente entendida como "Motherless Children", ou seja, crianças sem mãe), "Its Nobodys Fault but Mine", "Jesus Make up My Dying Bed", "I Know His Blood Can Make Me Whole", e a sua canção mais aclamada, "Dark Was the Night-Cold Was the Ground", cujo tema se referia à cruxificação de Cristo. Após gravar estas canções, Johnson não retornou ao estúdio durante um ano inteiro. Na segunda visita, em 5 de dezembro de 1928, tocou com sua mulher Angeline, que fez o backing vocal.

Blind Willie Johnson era um dos melhores artistas em vendas, todavia, só voltou a gravar pela Columbia mais uma vez, em abril de 1930, depois disso nunca mais ouviu-se nada à seu respeito.

Apesar do fato de Johnson não ter gravado nenhum disco depois de 1930, ele continuou a se apresentar nas ruas do Texas durante os anos 30 e 40. Infelizmente, em 1947, sua casa incendiou-se totalmente. Contraiu pneumonia logo após o incidente e morreu nas cinzas de sua casa, aproximadamente uma semana depois que ela foi destruída.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores