segunda-feira, 21 de abril de 2008

Charlie Patton

Nascido em: 1887 em Edwards, MS.
Falecido em: 28 de abril, em Indianola, MS.

Se o Delta Country Blues tem um ponto de referência conveniente, este seria Charlie Patton, sua primeira grande estrela. Seu timbre de voz, seu estilo impassional de cantar, seu modo de tocar a guitarra de forma fluida, fizeram dele o rei original do Delta Blues. Muito mais do que seu nível itinerante como músico, Patton ficou conhecido como celebridade causando uma forte influência nos músicos através do Delta. Ao invés de pular de cidade para cidade, como vários bluesmen faziam, Patton se restringiu a se apresentar em festas sociais da sua cidade, festas de plantio, como eram conhecidas. As pessoas se aglomeravam como "sardinhas em lata" quando Patton apresentava, o que fez com que os senhores de terras o convidassem sempre que estivesse disponível, pois se os trabalhadores soubessem que haveria uma apresentação, simplesmente largavam a terra e iam ao seu encontro, para desfrutar dos sons melódicos de sua guitarra. Seus discos - especialmente o primeiro e maior hit de sua carreira, "Pony Blues" - podia ser ouvido por fonógrafos através de todo o sul. Apesar dele não ter sido o primeiro músico do Delta a gravar um disco, rapidamente se tornou um dos melhores e mais populares dentro do seu meio musical. No final dos anos 20, nas plantações do Mississipi, Charlie Patton era uma estrela, uma genuína celebridade.

Apesar de ter baixa estatura e baixo peso para o normal da época, seu estilo enérgico de cantar (até mesmo em baladas e gospel) fazia dele um dos cantores de blues mais audíveis até então, havendo inclusive alegações de que sua voz alcançaria mais de 500 metros, sem amplificação. O seu estilo "vaudeville", que em gravação dá o efeito de duas pessoas conversando entre si, juntamente com o som de sua voz "whiskey-and-cigarette", seriam os mais importantes elementos de estilo musical de um de seus alunos, Howlin' Wolf. Seu modo de tocar guitarra não era menos expressivo, abastecido com uma batida propulsiva e um ritmo inimitável, os quais plantariam mais tarde o estilo boogie de John Lee Hooker. Patton é considerado o primeiro arquiteto original que colocou o blues num ritmo mais forte e sua guitarra num tom estridente que era alcançado aumentando o tom em um nível, e abaixando meio nível no pitch, em vez de usar um capo.

A segunda e igualmente importante característica do legado que Patton deixou para o blues, foi sua propensão ao entretenimento. Uma das razões da grande popularidade de Charles Patton no Sul era sua maneira de entreter o público durante suas apresentações. Muitos estudiosos afirmam que o estilo de Jimi Hendrix foi influenciado diretamente pelo comportamento de Patton no palco. Suas músicas têm raízes profundas no "black dance" dos anos 20 e até em melodias religiosas, mas ambas são interpretadas com muita ênfase e ritmo.

A música de Patton nos fornece a primeira pincelada de como seria mais tarde o Delta blues, antes mesmo dela ser homogeneizada. Poucos foram aqueles que usaram o blues de forma tão agressiva.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores