segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sonny Boy Williamson

Nascido em: 30 de março de 1914 em Jackson, TN.
Falecido em: 1o de junho de 1948 em Chicago, IL.

Considerado o mais importante músico de gaita antes da guerra, John Lee Williamson fez da gaita um instrumento valioso para o blues. Não fosse por sua morte trágica em 1948 durante a sua volta para casa em Chicago, Williamson seria sem dúvida um dos músicos de maior repercussão, explorando novas e excitantes direções no blues.

Pode-se notar que Williamson fez o seu melhor durante sua vida limitada. Desde sua adolescência foi um virtuoso gaitista, o primeiro Sonny Boy (Rice Miller adotaria o mesmo nome artístico no Delta), aprendendo de Hammie Nixon e Noah Lewis e tocando com Sleepy John Estes e Yank Rachell, antes de se estabelecer em Chicago em 1934.

Sua extrema versatilidade e ingênua consistência deram à ele seu primeiro contrato com a gravadora Bluebird em 1937.

Sonny Boy gravou mais de 120 músicas, todas elas para a RCA, de 1937 até 1947, muitas delas tornaram-se repertórios pós-guerra para vários gigantes do blues de Chicago. Sua versatilidade e seu estilo de alternar passagens vocais com o som pungente de sua gaita eram tão contundentes que foram utilizados por muitos gaitistas que o precederam.

Mas Sonny Boy Williamson não viveria para presenciar suas bem merecidas recompensas pelas suas invenções. Ele morreu durante violento roubo no lado sul, com 34 anos, no meio de sua popularidade (sua música "Shake That Boogie" foi um sucesso nacional em 1947 pela Victor). "Better Cut that Out", outro sucesso, adaptado por Junior Wells, tornou-se um sucesso póstumo em 1948. Este foi o último sucesso que Sonny Boy deixou para a posteridade.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores