segunda-feira, 21 de abril de 2008

Jack Dupree

Nascido em :23 de julho de 1909 em Nova Orleans, LA.
Falecido em: 21 de janeiro de 1992, em Hanover, Alemanha.

Dupree caracterizou-se pela forma de tocar piano e principalmente pela maneira como introduzia piadas durante suas músicas. Quando começava a tocar "Shake Baby Shake", o público não tinha outra escolha senão aderir em massa ao ritmo frenético de seu piano.

Dupree foi notoriamente vago sobre o começo de sua vida, afirmando em algumas entrevistas que seus pais morreram num incêndio causado pela Ku Klux Klan, e em outras ocasiões dizendo que o incêndio fora acidental. Sejam quais forem as versões, Dupree cresceu em Nova Orleans, num orfanato chamado New Orleans Colored Waifs Home for Boys. Louis Armstrong também passou seus anos de infância e adolescência neste instituto. Mais tarde, em 1930, deixou Chicago e foi para Detroit. Por volta de 1935, lutou boxe profissionalmente em Indianápolis.

Somente em 1940, Dupree gravou seu primeiro disco na OKeh Records, em Chicago. Entre 1940 e 1941, gravou para uma subsidiária da Columbia Records. Após servir a Marinha Americana durante a Segunda Guerra Mundial, e ser um P.O.W. no Japão por dois anos, decidiu deixar o pugilismo que praticava durante sua juventude e ir para Nova Iorque para rapidamente ascender ao estrelato.

Talvez sentindo que a morte o espreitava, Dupree retornou à Nova Orleans em 1990, sua primeira visita de volta em 36 anos. Enquanto lá ficou, tocou no festival Jazz & Heritage, e lançou o album "Back Home in New Orleans". Dois albuns com material inédito foram lançados no ano seguinte e em 1992 o pianista faleceu. Jack Dupree foi um campeão até o final de seus dias.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores