segunda-feira, 21 de abril de 2008

Freddie King

Nascido em: 3 de setembro de 1934, em Gilmer, TX.
Falecido em: 28 de dezembro de 1976, em Dallas, TX.

O guitarrista Freddie King (que era conhecido na sua juventude e início de carreira por "Freddy"), nasceu e se criou em Gilmer, Texas, onde aprendeu a tocar guitarra ainda criança. Sua mãe e seu tio o ensinaram e lhe davam aulas de guitarra. Inicialmente, King tocava blues acústico rural. Quando se tornou adolescente começou a apreciar o estilo rústico, elétrico do som dos blues de Chicago. Em 1950, quando tinha 16 anos, sua família mudou-se para Chicago, onde começou a frequentar clubes de blues, ouvindo o som de músicos como Muddy Waters, Jimmy Rogers, Little Walter e Eddie Taylor. Logo o jovem guitarrista formaria sua própria banda, "The Every Hour Blues Boys", e se apresentaria em vários shows.

Freddie King fez várias gravações para a King Records até 1968, com um segundo álbum instrumental "Freddie King Gives You a Bonanza of Instrumentals" aparecendo em 1965, embora nenhum dos seus singles tivessem tido sucesso. De qualquer forma, sua influência foi ouvida através dos guitarristas de blues nos anos 60, como Eric Clapton.

Através de 1976, Freddie King fez uma turnê pela América, apesar de sua saúde começar a se deteriorar. Em 29 de dezembro de 1976, King faleceu de infarto cardíaco. Embora sua morte tenha sido prematura, tinha apenas 42 anos, a influência de Freddie King ainda continuaria a ser ouvida entre os guitarristas de rock e blues, durante décadas após sua morte.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores