Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Clarence "Gatemouth" Brown

Nascido em: 18 de abril, em Vinton, LA.

O que você vier a fazer, nunca se refira ao multi-instrumentalista Clarence "Gatemouth" Brown como um bluesman, muito embora sua contribuição no desenvolvimento do blues no Texas seja enorme. Se você deseja rotulá-lo, chame-o de um "eclético mestre musical do Texas" cujos interesses englobam virtualmente todas as raízes imagináveis do gênero.

Brown aprendeu o valor de sua versatilidade enquanto crescia em Orange, Texas. Seu pai era um músico local bem popular, especializado em country, Cajun e bluegrass, mas não em blues. Considerado e rotulado por um professor de "Gatemouth" (boca de portão), que o acusou de ter uma voz parecida com um portão, Brown usou deste artifício para tirar vantagem através de sua carreira.

Depois de vários anos seguindo estilos diferentes dos seus, Gate decidiu reconstruir sua carreira em 1970, determinado a fazer as coisas a seu modo. Country, jazz e até mesmo calipso agora eram tocados com imenso sucesso em seus concertos. Discos aclamado como Rounder, Alligator, Verve e Blue Thumb nos anos 80, 90 e 2000 provaram que Gatemouth Brown é um americano com raízes bem fortes, mas sem classificação possível.

Nenhum comentário:

Canal Elvis Blues - ESTB

Instagram

"O Blues não é nada além de um bom homem se sentindo mal"

“Muitas pessoas se perguntam ‘O que é o blues?’ Eu escuto muita gente falando ‘O blues.. O blues…’ Mas eu vou vos dizer o que o blues é. Quando você não tem dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de sua casa, você ainda tem o blues. Muitas pessoas saem falando ‘Eu não gosto de blues’ mas quando você não tem dinheiro, não pode pagar o aluguel de sua casa e não pode comprar comida, você com certeza tem o blues. Se você não tem dinheiro, você tem o blues, porque pensa maldosamente. Isso mesmo. Toda vez que você pensa maldosamente, você está pensando no blues." Howling Wolf

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues." Son House

Seguidores