segunda-feira, 21 de abril de 2008

Jimmy Witherspoon

Nascido em : 8 de agosto de 1923, em Gurdon, AR.
Falecido em: 18 de setembro de 1997, em Los Angeles, CA.

Um dos maiores cantores de blues do pós-guerra, Jimmy Witherspoon era versátil o suficiente para se encaixar confortavelmente dentro do mundo do jazz.

Quando criança, Jimmy cantava no coro da igreja e fez o seu debut em gravadoras com Jay McShann, para a Philo e Mercury em 1945 e 1946. Seu primeiro trabalho gravado, usando a banda de McShann, resultou no primeiro lugar da R&B em 1949 com a música "Aint Nobody Business, Pts 1 & 2" na Supreme Records. Apresentações ao vivo de "No Rollin Blues" e "Big Fine Girl" tornaram-se mais dois grandes sucessos em 1950.

Os anos 50 se caracterizavam por músicas mais suaves, e o estilo de blues "gritado" estava temporariamente fora de moda. Jimmy Witherspoon driblou esta fase, com apresentações no Monterey Jazz Festival em 1959, o que o levou à entrar dentro do espírito musical da época. Parcerias com Ben Webster e Groove Holmes foram feitas e gravadas. Em 1961 fez uma turnê pela Europa e juntamente com Buck Clayton, apresentou-se em vários países europeus durante a década seguinte. Algumas músicas memoráveis resultaram desta parceria, mas o melhor álbum de Witherspoon surgiu em 1960 com "Evening Blues" que contou com a participação de T-Bone Walker na guitarra e Clifford Scott no saxofone. No início dos anos 70, Witherspoon decidiu parar momentaneamente suas apresentações ao vivo, mudou-se para Los Angeles, aceitou um emprego de DJ, e continuou a gravar.

No início dos anos 80, Witherspoon foi diagnosticado com câncer na garganta. Apesar de continuar ativo e ser uma figura popular em termos de música, o efeito de sua doença em suas cordas vocais era óbvio. Witherspoon faleceu no dia 18 de setembro de 1997, com 74 anos de idade.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores