Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Blind Lemon Jefferson

Nascido em: setembro de 1893 em Couchman, TX.
Falecido em: dezembro de 1929 em Chicago, IL.

Vocalista e guitarrista, Blind Jefferson é indiscutívelmente uma das principais figuras do Country Blues. Foi considerado o mais notável músico deste estilo, sendo um dos primeiros fundadores do Texas Blues (juntamente com Texas Alexander), foi também um dos principais influenciadores do Country Blues de todos os tempos, o mais popular dos bluesmen de 1920 e o primeiro homem que atingiu o sucesso comercial como artista de blues. Antes do sucesso atingido por Jefferson, as melhores gravações de blues eram atribuídas às mulheres, incluindo Bessie Smith e Ida Cox que frequentemente cantavam canções escritas por outros ou acompanhadas por bandas. Com Jefferson surgiu um enorme número de artistas solo, que apresentavam juntamente com o material original um repertório mais familiar. Algumas de suas mais famosas canções: "Matchbox Blues", "See That My Grave Is Kept Clean", e "Black Snake Moan". Ao todo, Blind Lemon Jefferson gravou quase 100 músicas em poucos anos, deixando sua marca não só como o bluesman famoso de sua época, como também nos fãs que viriam anos mais tarde. O legado de Jefferson possuía um som tão único e poderoso que não desapareceu com o passar das décadas.

Maiores detalhes da vida de Blind Lemon Jefferson não estão disponíveis, mas informações gerais do homem e sua carreira podem ser definidas de algum modo através de algumas de suas gravações, algumas delas ao vivo e das lembranças daqueles que o conheciam bem. Apesar de seu nascimento ser datado em julho de 1897, pesquisas de quase um século depois demonstram que seu nascimento se deu em setembro de 1893. Mesmo que existam dúvidas à respeito da data correta, algumas certezas ficaram: Jefferson nasceu numa fazenda em Couchman, Texas, fora de Wortham e cego desde que nasceu, cresceu no meio de 7 irmãos. Por volta de 1912, começou a tocar violão e cantar em picniques e festas na sua cidade. Sua influência musical incluía não somente os cantores colhedores de algodão, bem como violonistas locais e artistas mexicanos que trabalhavam nos arredores e que frequentemente incorporavam o flamenco em suas apresentações. Essas influências levaram à complexidade e ao intricado estilo de frases de Jefferson.

Em poucos anos, Jefferson extendeu sua performance por outros lugares, incluindo Groesbeck, Buffalo, Waco e outras cidades vizinhas. Por volta de 1915, Jefferson também começou à tocar em Dallas e em 1917 instalou-se na cidade. Era facilmente encontrado tocando no Deep Ellum, uma área de Dallas onde conheceu Leadbelly, outro famoso bluesman. Apesar de Leadbelly ser o mais velho dos dois, é reconhecido que Jefferson era melhor guitarrista. Leadbelly ficou tão impressionado com Blind Lemon Jefferson, que mais tarde veio à gravar uma espécie de tributo às habilidades naturais de Jefferson que incluía a canção "Blind Lemons Blues". Os dois amigos tocaram juntos por algum tempo, antes da sentença de prisão contra Leadbelly.

De volta para Chicago, em 1929, após vários anos de gravação na Paramount e apresentações tanto no Mississipi quanto no Texas, Jefferson foi achado morto após uma intensa tempestade de neve. Há muitas versões sobre a sua morte: Foi dito que ele se perdeu numa tempestade de neve, logo após deixar a festa na casa de amigos, tarde da noite ou que fôra abandonado por seu motorista ou até mesmo que sofrera um acidente de carro fatal. Mas ainda persiste a versão de que Jefferson teve um ataque cardíaco e congelou na neve. Jefferson tinha por volta de 30 anos quando faleceu e nenhum atestado de óbito foi achado, portanto só se pode deduzir pelos fatos que sua morte ocorreu no final de dezembro.

Sua influência no Country Blues foi tão forte que em 1980 Blind Lemon Jefferson foi incluído no Blues Foundations Hall of Fame.

Nenhum comentário:

Canal Elvis Blues - ESTB

Instagram

"O Blues não é nada além de um bom homem se sentindo mal"

“Muitas pessoas se perguntam ‘O que é o blues?’ Eu escuto muita gente falando ‘O blues.. O blues…’ Mas eu vou vos dizer o que o blues é. Quando você não tem dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de sua casa, você ainda tem o blues. Muitas pessoas saem falando ‘Eu não gosto de blues’ mas quando você não tem dinheiro, não pode pagar o aluguel de sua casa e não pode comprar comida, você com certeza tem o blues. Se você não tem dinheiro, você tem o blues, porque pensa maldosamente. Isso mesmo. Toda vez que você pensa maldosamente, você está pensando no blues." Howling Wolf

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues." Son House

Seguidores