segunda-feira, 21 de abril de 2008

Os Pais do Rock

Foram muitos os artistas que colaboraram, cada qual ao seu modo, para transformar o rock num verdadeiro fenômeno musical que resiste até hoje.

Fats Domino - Pianista desde os 9 anos, seu estilo misturava gospel, rythm & blues e baladas - ritmos que foram precursores do rock até bem antes dos anos 40.

Jerry Lee Lewis - Tocando vorazmente seu piano e atuando como um louco no palco,  também pode ser chamado de pai do rock'n'roll. Desprezando todos os preconceitos, foi um dos primeiros brancos (para não dizer "o" primeiro) a ser aceito num baile negro de rock e soube como ninguém misturar o ritmo negro com o estilo branco - a fórmula básica do estilo.

Chuck Berry - Grande guitarrista e performer, sem ele o rock seria capenga.

Carl Perkins - Foi um dos primeiros "guitar heroes" da história do rock. Seu estilo de tocar era certeiro e preciso, com fraseado cheio de elegância; sua música acelerada era uma mistura de country e pegadas de blues e seus discos eram sempre carregados de rockabilly.

Little Richard - Nascido em 1932, na Geórgia, notabilizou-se pela performance ao piano e pelos vocais em falsete.

Elvis Presley - Não poderia ficar de fora. Afinal, foi este caminhoneiro de Tupelo que misturou o country e o blues num andamento acelerado e apresentou o rock'n'roll para as multidões que deliravam com o gingado do rei.

Bill Haley e seus Cometas - Rock Around the Clock levou as multidões ao delírio e plantou uma das sementes do rock.

Arthur "Big Boy" Crudup - Na minha opinião, o verdadeiro pai do Rock and Roll. O bluesman favorito de Elvis Presley. O rei do rock gravou não menos que três dos seus sucessos, como "Thats Alright Mama" (na primeira apresentação de Elvis em 1954), "So Glad Youre Mine" e "My Baby Left Me". Crudup não tinha o mesmo estilo que os outros músicos da época, pelo contrário, ele era um inovador apesar de só começar a tocar guitarra aos 30 anos de idade.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores