segunda-feira, 21 de abril de 2008

Arthur "Big Boy" Crudup

Nascido em: 24 de agosto de 1905 em Forest, MS.
Falecido em 28 de março de 1974 em Nassawadox, VA.

Arthur Crudup podia ter perfeitamente sido o bluesman favorito de Elvis Presley. O rei do rock gravou não menos que três dos seus sucessos, como "Thats Alright Mama" (na primeira apresentação de Elvis em 1954), "So Glad Youre Mine" e "My Baby Left Me". Crudup não tinha o mesmo estilo que os outros músicos da época, pelo contrário, ele era um inovador apesar de só começar a tocar guitarra aos 30 anos de idade.
Por volta de 1940, Crudup chegou à Chicago. Eram tempos difíceis e ele tocava em troca de algumas gorgetas nas ruas, vivendo embaixo de um elevado de trem, quando o poderoso produtor da RCA/Bluebird, Lester Melrose deixou algumas moedas em seu chapéu. Melrose contratou Crudup para tocar em uma festa, em 1941, numa casa noturna em Tampass Red, onde vários artistas e intelectuais do meio costumavam ir, tais como: Big Bill Broonzy, Lonnie Johnson, Lil Green, entre outros. Uma platéia bem difícil de convencer e agradar, mas Crudup superou seu nervosismo com sucesso. Em setembro de 1941, ele se tornou um membro da RCA.

Permaneceu na RCA até 1954, encabeçando a lista de melhor disco da R&B. Sua vida foi marcada pela constante luta em se manter e em gravar bons discos. Finalmente, em meados dos anos 60, Crudup finalmente começou à ganhar dinheiro, tocando vários blues em festivais populares, para uma platéia que realmente apreciava seu trabalho. Infelizmente o sucesso foi interrompido em 1974 quando faleceu.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores