domingo, 20 de abril de 2008

Rock 'n' roll e sua raiz africana

Apesar da ênfase radical no ritmo e na potência sonora do rock 'n' roll, o que foi algo genuinamente novo na época, sua força rítmica, na verdade, não passa de flagrante herança de sua raiz africana - veio dos cantos que os negros escravos entoavam para aliviar o trabalho pesado e das canções religiosas, as chamadas negro spirituals, que deram origem ao blues, ao jazz e posteriormente ao rock.

Este deve ao blues seu compasso quatro-por-quatro com o contratempo típico: ênfase em batidas normalmente mais fracas. Na harmonia e na métrica, o rock também deve todo seu mérito ao blues, cada estrofe compõe um bloco de 12 compassos, usando apenas três acordes básicos, os de primeiro, de quarto e quinto graus.

Tanto no blues quanto no rock, esses acordes costumam ser tocados juntos com uma nota chamada "sétima bemolizada." Por fim, o rock'n'roll também usa e abusa de outros ingredientes presentes no blues, como o uso de um tipo de fraseado musical chamado riff - uma seqüência de notas.

Depois de tanta linguagem técnica musical, apostamos que, como leigo, pelo menos de riff você já deve ter ouvido falar. São aquelas frases musicais usadas principalmente por guitarristas famosos como: Eric Clapton, Santana, Ritchie Blackmore, Christopher Cross e muitos outros.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores