segunda-feira, 21 de abril de 2008

Lightnin Hopkins

Nascido em: 15 de março de 1912 em Centerville, TX.
Falecido em: 30 de janeiro de 1982, em Houston, TX.

Sam Hopkins era um country bluesman de alto calibre, cuja carreira começou em 1920 e se estendeu até 1980. Através do tempo, Hopkins observou a mudança do gênero de blues, embora nunca tivesse mudado seu som morno de Lone Star, que aplicou tanto a guitarra acústica como elétrica. Foi considerado um trovador do blues pela sua facinante forma de improvisar letras que expressassem as situações do momento.

Seus irmão, John Henry e Joel também eram talentosos bluesmen, mas foi Sam que ficou famoso. Em 1920 ele encontrou o legendário Blind Lemon Jefferson num evento social, e até teve a chance de tocar com ele. Mais tarde, Hopkins servia como guia de Jefferson. Durante sua adolescência, Hopkins começou a trabalhar com outro talento pré-guerra, o cantor Texas Alexander, que por sinal era seu primo. Em meados dos anos 30 foi preso e ficou em uma prisão em Houston o que interrompeu sua parceria por um tempo, mas quando foi solto, Hopkins voltou às apresentações.

O estilo de Hopkins era aparentemente muito rústico e fora de moda para as novas gerações de entusiastas do rock and roll, pois já havia gravado algumas músicas com guitarra elétrica em estilo rock em 1954 como "Lightnins Special", entre outras. Portanto retornou à Houston em 1959 quase que totalmente esquecido. Felizmente, o folclorista Mack McCormick redescobriu o guitarrista, que o atualizou e o apresentou como um bluesman folclórico, um papel que lhe cabia perfeitamente pois era isso que ele fazia de melhor.

Hopkins foi retratado e imortalizado em um documentário datado de 1967, chamado "The Blues Accordin To Lightin Hopkins". Como um dos últimos grandes country bluesmen, Hopkins era uma figura fascinante, que construiu uma ponte entre o estilo urbano e rural.

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores