Translate

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O antes e o depois de Elvis Presley

Há exatos 73 anos nascia aquele que iria dividir a história mundial ao meio e detonar a maior revolução musical, cultural e, porque não, racial em todo o planeta terra; Elvis Aaron Presley, também conhecido como The King - O rei.

A partir de 08/01/1935, o mundo passou a ser dividido em aE e dE. Isso mesmo; antes de Elvis e depois de Elvis e nada mais seria como antigamente. Elvis foi o primeiro a ter milhares de fãs histéricas, gritando, desmaiando e rasgando as suas roupas; o primeiro a ter seu próprio fã clube; o primeiro a ser censurado, com seus shows vigiados pela polícia e seu rebolado proibido de aparecer na televisão; o primeiro cantor a realizar um unplugged (hoje tão em moda); o primeiro artista a ter um show transmitido via satélite para o mundo todo e o primeiro astro a ter seu próprio jatinho particular. Mas esse pioneirismo não foi fácil para Elvis, pois ele foi o primeiro e ninguém jamais passou por isso para que pudesse aconselhar aquele garoto simples do interior o que era certo ou errado e qual o caminho a seguir nesse mundo cruel, falso e frio do showbusiness. Ele teve que experimentar, criar, escolher, reinventar, superar, cair e se levantar sozinho.

Antes de Elvis o mundo da música era dividido entre negros e brancos; haviam gravadoras e rádios específicas para brancos e negros; antes de Elvis haviam shows de blues para negros - em bares e guetos - e shows de country em luxuosas casas de espetáculos para os brancos; antes de Elvis haviam igrejas para negros - com seus spirituals e gospels - e igrejas para brancos, com suas músicas sacras. Depois de Elvis tudo mudou; ele misturou as culturas, os povos, as músicas e através da sua voz e do chacoalhar de sua pelvis, o mundo todo pôde conhecer, não sem resistência e a contra gosto de muitos, a liberdade de expressão artística de se cantar com a alma e de se expressar com o corpo.

Após todos esses anos, o mito Elvis continua vivo. São milhares de fãs e imitadores em todo o mundo e recordes em vendagens de CDs e DVDs. A revolução criada por ele está presente na cultura pop e nos cantores e bandas da atualidade. Hoje o showbusiness tem um referencial, com seus acertos e erros, para ser seguido e são inúmeros os artistas e bandas de renome mundial que afirmam terem Elvis Presley como sua principal influência artística.

Antes que alguém tivesse feito alguma coisa, Elvis já havia feito tudo e com uma grande dose de talento, beleza e feeling, deu vida a uma novo ritmo e a um novo sentimento que há muitos anos pulsava no coração e na alma de negros e brancos mas que só cabia nascer de um homem: Elvis Presley!

Dony Augusto

www.elvisblues.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Canal Elvis Blues - ESTB

Instagram

"O Blues não é nada além de um bom homem se sentindo mal"

“Muitas pessoas se perguntam ‘O que é o blues?’ Eu escuto muita gente falando ‘O blues.. O blues…’ Mas eu vou vos dizer o que o blues é. Quando você não tem dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de sua casa, você ainda tem o blues. Muitas pessoas saem falando ‘Eu não gosto de blues’ mas quando você não tem dinheiro, não pode pagar o aluguel de sua casa e não pode comprar comida, você com certeza tem o blues. Se você não tem dinheiro, você tem o blues, porque pensa maldosamente. Isso mesmo. Toda vez que você pensa maldosamente, você está pensando no blues." Howling Wolf

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues." Son House

Seguidores