quarta-feira, 12 de março de 2008

30 Fatos que Ainda não Sabe sobre Elvis

São 30 factos, pequenas curiosidades ou idiossincrasias. Uma por cada ano que passou desde a morte de Elvis Presley, a 16 de Agosto de 1977. Recorrendo a várias fontes - nomeadamente à Internet Movie Database (IMDB), ao jornal The Independent e a vários artigos da Wikipedia (entre eles a especializadíssima subsecção ElvisPedia) -, quisemos construir um retrato em fragmentos do cantor.

1 Gémeo. O irmão gémeo, Jesse Garon Presley, morreu no parto. Elvis nasceu 35 minutos depois.

2 Religião. Elvis usava ao pescoço um fio com o símbolo hebraico Chai ("viver") e uma estrela de David. Explicação? "Não quero deixar de entrar no Paraíso por uma questão técnica", dizia.

3 Equipa. Os colaboradores mais próximos eram conhecidos como "Mafia de Memphis" e Elvis deu a todos eles anéis iguais, em ouro e diamantes. Tinham um relâmpago e as letras TCB, que supostamente queriam dizer "Take Care of Business" (toma conta do negócio). O próprio "Rei" foi sepultado com um anel desses no dedo.

4 Armas. Era um ávido coleccionador de armas e distintivos. Este ano, a empresa America Remembers lançou uma edição especial do "Elvis Presley TCB Tribute Revolver", um Smith & Wesson de calibre 35, em ouro de 24 quilates e decorado com uma foto do "Rei" e o desenho de um relâmpago.

5 Pneus. Elvis gostava de auxiliar pessoas que tinham furos a mudar os pneus. Várias foram as vezes em que mandou parar o carro na rua ou na estrada, para ir ajudar perfeitos estranhos a trocarem pneus.

6 Padrinho. Sonhava interpretar o papel de Don Vito Corleone no filme O Padrinho, de Francis Ford Coppola. Elvis nunca foi chamado para as audições e a personagem acabou por ser entregue a Marlon Brando.

7 Penteado. Disse um dia que se inspirou no cabelo do actor Robert Mitchum para criar o seu famoso penteado. Conheceram-se para discutir a possibilidade de interpretarem juntos o filme Thunder Road (1958), mas - como sucedeu com tantos outros papéis - o "coronel" Tom Parker, seu manager, impediu a concretização dos planos.

8 Filmes. Era fã de James Dean e da personagem Dirty Harry. Os seus filmes favoritos eram Rebelde sem Causa (1955), Um Eléctrico Chamado Desejo (1951) e A Fúria da Razão (1971).

9 Pernas. Segundo um dos seus amigos, o modo como mexia as pernas ao dançar foi inspirado em 'Big Chief' Wetherington, cantor do grupo gospel The Statesmen, que Elvis idolatrava na sua juventude.

10 Caso. Teve um breve caso com a modelo e actriz Ann-Margret, enquanto filmavam Viva Las Vegas, em 1964. A partir daí, sempre que ela actuava em Las Vegas, o cantor mandava-lhe flores no formato de uma guitarra.

11 Beatles. Em 1965, a única pessoa que os Beatles queriam conhecer nos EUA era Elvis. Encontraram-se e passaram uma tarde agradável. Os Fab Four eram grandes fãs dele. Cinco anos depois, Elvis disse ao presidente Nixon que eles eram "muito antiamericanos" por consumirem drogas e protestarem contra a Guerra do Vietname. Sugeriu mesmo que fossem proibidos de entrar nos EUA.

12 Peso. Em 1960, depois de sair do exército, pesava 77 quilos e nunca esteve tão magro.Quando morreu, tinha chegado aos 118 quilos.

13 Banana. Receita da sanduíche favorita de Elvis: barrar uma fatia de pão com manteiga de amendoim e outra fatia de pão com uma banana esmagada. Juntar as duas. Aquecer gordura de bacon numa frigideira e tostar de ambos os lados.

14 Televisão. Elvis: Aloha From Hawaii, gravação do concerto de 1973 no Centro de Convenções de Honolulu, foi o primeiro programa televisivo a ser transmitido mundialmente por satélite. Teve mais espectadores do que a caminhada de Neil Armstrong na Lua.

15 Nixon. A 21 de Dezembro de 1970, foi recebido na Casa Branca pelo presidente Richard Nixon. Elvis tinha-lhe enviado uma carta de seis páginas a pedir o encontro e a sugerir a sua nomeação para agente federal honorário da Brigada de Narcóticos.

16 Canto. No final de um concerto nos anos 50, um cantor de ópera foi ter com ele aos bastidores e disse-lhe que cantava como um saloio e precisava de aulas de canto. "Obrigado pelo conselho, mas quantos desses milhares de pessoas que estão aí fora vieram para o ouvir?", respondeu-lhe Elvis.

17 Recorde. Em Março de 1974, no Houston Astrodome, o cantor bateu o recorde de público num só dia: as duas actuações foram vistas por 89 mil fãs.

18 Vendas. Estima-se que em todo o mundo se venderam 1,8 mil milhões de discos de Elvis, mais do que qualquer outro artista ou banda (estima-se que já tenha ultrapassado mais de 2 bilhões).

19 Conta. Quando morreu, a sua conta bancária estava estimada em cinco milhões de dólares (3,68 milhões de euros, ao câmbio actual).

20 Fogo. Quanto mais perigosos, mais gostava dos jogos. Um dos seus preferidos era o chamado Whip. Elvis e a "Mafia de Memphis" vestiam fatos da Força Aérea, luvas e capacetes. Dividiam-se em duas equipas e atiravam fogo-de-artifício uns aos outros. Foi assim que o cantor ficou com uma cicatriz no pescoço e que um dos seus amigos quase perdeu um olho.

21 Estrangeiro. Só actuou duas vezes fora dos EUA, ambas no Canadá. A sua primeira digressão europeia estava a ser agendada para 1978.

22 Brilhantes. Depois de o ver em concerto, o pianistakitsch Liberace sugeriu-lhe que passasse a usar fatos mais vistosos. Elvis passou a vestir casacos dourados de lamé e fatos brancos cravejados de pedras coloridas, e reservava sempre lugar para Liberace na plateia.

23 Patriotismo. No início dos anos 60, Elvis Presley deu um concerto no Havai e doou os royalties para ajudar a construir o memorial do USS Arizona, um dos navios afundados durante o ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941.

24 Música. Elvis gravou mais de 600 canções, mas nunca escreveu nenhuma delas.

25 Filmes. Entrou em 31 filmes e dois documentários musicais.

26 Antepassados. Elvis descendia de índios cherokee e do tetravô do presidente Abraham Lincoln. E era também primo afastado do presidente Jimmy Carter.

27 Chimpanzé. No início da década de 60, arranjou um chimpanzé chamado Scatter, que tinha pertencido a um artista que trabalhava em festas para crianças. O chimpanzé sabia fazer muitos truques e gostava de levantar as saias das mulheres. Uma das partidas favoritas do cantor era juntar as suas amigas em casa e soltar Scatter no meio delas.

28 Casa. Comprou a mansão de Graceland, no Tennessee, a 19 de Março de 1965, por 102 500 dólares. Tem 23 quartos e 55 hectares de terreno. É ali que Elvis está sepultado e, actualmente, Graceland é a segunda residência mais visitada nos EUA, depois da Casa Branca.

29 Livro. Na altura da sua morte, estava a ler The Scientific Search for the Face of Jesus, de Frank O. Adams, editado pela Physical Aid Foundation em 1972.

30 Cinema. Na véspera de morrer, Elvis tentou arranjar uma cópia do filme Guerra das Estrelas para mostrar à sua filha, Lisa Marie.

Eurico de Barros e Paula Lobo

Nenhum comentário:

Instagram

Translate

Canal ESTB

Seguidores