Quando tive o meu primeiro contato com o álbum “Elvis Now” (1972), uma canção chamou-me a atenção e instigou minha curiosidade: "Miracle of the Rosary". Por que Elvis, sendo pentecostal (assembleia de Deus), gravaria (em 15 de maio de 1971) uma canção catĂłlica sobre a “virgem Maria”? A resposta Ă© mais uma, dentre tantas outras, manifestação da generosidade e da gratidĂŁo de Elvis.
Em 1948, em busca de melhores condições de vida, a famĂlia Presley mudou-se para Memphis e começaram a frequentar uma igreja pentecostal pastoreada por Jesse James Denson, o qual, junto de sua famĂlia, os acolheu e os ajudou naquele momento difĂcil que estavam passando. O pastor Jesse tinha um filho chamado Lee Denson que logo se tornaria grande amigo de Elvis (dois anos mais novo que Denson) e o seu primeiro professor de violĂŁo (Elvis tinha 13 anos e Denson 15 anos nessa Ă©poca).
Na dĂ©cada de 1950, Denson se mudou para Nova Iorque e começou uma carreira musical no RockaBilly e, posteriormente, no Gospel. Em 1960, apesar de ser pentecostal, compĂ´s a canção “The Miracle of the Rosary” em homenagem Ă sua esposa Mary, que era catĂłlica e devota fervorosa da “virgem Maria”, e mostrou-a ao seu amigo (já mundialmente famoso) Elvis.
Em 1971 (11 anos depois), apĂłs Denson já ter abandonado a sua carreira artĂstica para acompanhar a sua esposa nos trabalhos religiosos, Elvis, apesar de nĂŁo ser catĂłlico e de ter ouvido a canção apenas uma vez, lembra-se dela e resolve gravá-la e incluĂ-la no álbum “Elvis Now” (lançado no começo de 1972) em gratidĂŁo ao que seu amigo Denson e os seus pais fizeram por ele e sua famĂlia quando passavam por grandes dificuldades, e “The Miracle of the Rosary” tona-se assim o maior sucesso de Denson como compositor.
Lee Denson infelizmente nos deixou em 06 de novembro de 2007, aos 75 anos. Um álbum de compilação do trabalho de Denson (“The South's Gonna Rise”) foi lançado em abril de 2002 pela Hydra Records com 23 faixas, a maioria escrita por Denson.



Nenhum comentário:
Postar um comentário