🇧🇷 Mantendo o Legado de Elvis desde 1974 🇵🇹Atualizado em 04/02/2026

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Quando Muhammad Ali chamou Elvis Presley de "O Maior"

Muhammad Ali é considerado por muitos o maior boxeador peso-pesado de todos os tempos. "Eu sou o maior" tornou-se o lema de Ali mesmo antes de ser verdade.

"Não é se gabar se você pode provar", disse Ali certa vez.

Mas havia uma pessoa (além dele próprio) a quem Ali também chamava de "O Maior" – o Rei do Rock and Roll, Elvis Presley.

Ali era um grande fã de Elvis. Na década de 1970, quando perguntado sobre quem era seu cantor favorito, Ali disse que Presley era o segundo, perdendo apenas para Sam Cooke.

“Quando eu tinha 15 anos e vi o Elvis na TV, eu queria ser o Elvis”, relembrou Ali ao seu amigo, Tim Shanahan, autor de Running with The Champ. “Outros garotos da vizinhança ouviam Ray Charles e James Brown, mas eu ouvia Elvis. Eu o admirava muito e decidi que, se eu fosse ficar famoso, faria isso exatamente como ele. Ele é um dos motivos pelos quais eu queria entreter as pessoas, ser amado por elas e fazer com que as garotas me admirassem tanto.”

Quando adolescente, Ali foi influenciado ao ver Elvis alcançar o sucesso durante seu ano de ascensão, em 1956. Ele ficou particularmente impactado quando Elvis cumpriu a promessa de comprar um carro e uma casa para sua mãe quando ficasse rico.

“Eu tinha 14 anos quando ouvi Elvis dizer isso, e isso me fez querer fazer a mesma coisa”, lembrou Ali . “Eu disse: 'Quando eu ficar rico e famoso, vou comprar um carro para minha mãe e depois uma casa'. Depois da minha primeira luta profissional, comprei um Cadillac rosa para minha mãe… E depois da minha segunda luta, comprei uma casa para meus pais. Exatamente como Elvis.”

Elvis Presley e Muhammad Ali se conheceram em fevereiro de 1973 em Las Vegas e foram fotografados juntos. Presley presenteou Ali com um roupão feito sob medida especialmente para ele. O roupão branco cravejado de joias tinha um visual semelhante aos macacões que Presley usava no palco na época. Ali retribuiu o gesto presenteando Elvis com luvas de boxe autografadas: “Elvis, você é o maior. De Muhammad Ali. Paz, 1973.”

“Ali disse que gostava muito do jeito que Elvis se vestia”, explicou George Klein, amigo de Presley . “Ele disse que ambos eram originais. Então Elvis contatou seu estilista e encomendou um roupão para Ali, que lhe foi presenteado. Estava escrito 'A Escolha do Povo'. Deveria estar escrito 'O Campeão do Povo'. Mas Ali o usou mesmo assim. Howard Cosell perguntou a Ali: 'Onde você conseguiu esse lindo roupão?' Ali respondeu: 'Elvis me deu'.”

Presley e Ali permaneceram amigos até a morte de Elvis em 1977. Ali relembrou que, quando se conheceram em Las Vegas em 1973, Elvis estava encerrando sua série de shows de fevereiro e o convidou para voltar a Los Angeles com ele em sua Cadillac station wagon banhada a ouro. Ali queria ir, mas tinha planos de retornar a Louisville. Anos depois, ele se arrependeu dessa decisão.

"Cara, isso teria sido histórico", disse Ali . "Eu sempre quis que o Elvis me levasse para passear pela Beale Street em um conversível, para que sua cidade natal pudesse ver que Muhammad Ali e Elvis Presley eram bons amigos. Depois, eu o levaria para Louisville e faria a mesma coisa."

Durante a Semana de Elvis, em 16 de agosto de 1985, Muhammad Ali concordou em discursar na cerimônia anual em memória de Presley, patrocinada todos os anos em Memphis por George Klein. Ali havia sido diagnosticado com a doença de Parkinson em 1984, mas conquistou a multidão de fãs de Elvis ao cantar alguns versos à capela de uma de suas canções favoritas de Presley, "Don't Be Cruel". Em seguida, Ali fez um discurso muito comovente sobre seu amigo.

“Nós, negros, temos uma certa peculiaridade em relação à música”, disse Ali à multidão de fãs de Elvis . “Não seguimos alguém a menos que essa pessoa tenha alma – Little Richard, Chuck Berry, Michael Jackson – mas o único branco que tinha alma, que cantava tão bem quanto qualquer um deles, era o Elvis… Ele tinha talento para cantar, ele tinha tudo – ele era bonito, eu sei. E quando se trata de boxe, ninguém tem a classe, o estilo, a sagacidade, a velocidade, a beleza de Ali. E quando se trata de cantar, ninguém tinha tudo como o Elvis… Eu digo ao mundo: Elvis foi o maior de todos os tempos.”

Naquele dia, Ali visitou Graceland. Ele foi ao Jardim da Meditação, onde Presley está enterrado, para prestar suas homenagens ao amigo que tanto admirava. Em 1988, Ali doou o roupão que Elvis lhe dera ao Hard Rock Café em Nova York. O roupão está em exibição no Centro Muhammad Ali em Louisville.

“As pessoas não dão valor ao que tinham até perderem”, observou Ali . “Assim como o presidente Kennedy, não havia ninguém como ele, os Beatles e meu ídolo Elvis Presley. Eu era o Elvis do boxe.”
“Elvis era um amigo pessoal muito próximo”, recordou Ali . “Ele veio ao meu campo de treinamento em Deer Lake cerca de dois anos antes de falecer. Não admiro ninguém, mas Elvis Presley era o homem mais doce, humilde e gentil que você poderia conhecer.”

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Sr. Muhammad Ziyad - Hot Buttered Soul Awards

Sr. Muhammad Ziyad (na fotos com Muhammad Ali)
Sr. Muhammad Ziyad (com Muhammad Ali)

“Eu sou o motivo de Muhammad Ali ter ido falar na Universidade Estadual de Memphis em 1985, homenageando o legado de seu amigo Elvis Presley. Muhammad estava na cidade como um favor a mim, para ajudar a promover algumas iniciativas que estavam acontecendo na comunidade afro-americana. Isso aconteceu bem no meio de agosto de 1985, quando outras pessoas também estavam na cidade comemorando o aniversário da morte de Elvis.

Na noite anterior, Muhammad e eu havíamos conversado sobre Elvis e sobre a amizade entre eles. Muhammad falou muito sobre Elvis e me disse que pensava em Elvis como ‘meu irmão de sangue’. Eu mesmo pude compartilhar com Muhammad a minha própria história relacionada a Elvis, pois vivi em Memphis quando era criança, então tive experiências diretas e informações de primeira mão que comprovam que Elvis era um grande ser humano.

Quando eu era criança e morava em um orfanato em Memphis, na época do Natal, os monitores vinham até nós e entregavam a todas as crianças um papel e um lápis, pedindo que escrevêssemos quais presentes gostaríamos de ganhar no #Natal, porque Elvis Presley queria ajudar o Papai Noel a garantir que recebêssemos tudo o que desejássemos. E, como num passe de mágica, cada uma das crianças recebia no Natal exatamente os presentes que havia escrito na lista, entregues a nós vindos diretamente de Elvis Presley.

Enquanto conversávamos, contei a Muhammad que no dia seguinte seria realizado, na Universidade Estadual de Memphis, um memorial em homenagem a Elvis. Como eu era amigo de George Klein, um dos amigos mais antigos de Elvis Presley, Muhammad e eu decidimos fazer uma visita surpresa e não planejada à cerimônia. Não importa o que qualquer pessoa diga, eu sou o motivo de Muhammad ter aparecido e falado naquele dia para a multidão sobre seu amigo Elvis. Nem George Klein, nem ninguém mais, sabia que estávamos planejando comparecer, até que aparecemos de surpresa, no último minuto.

Depois disso, fomos convidados para Graceland e, para marcar aquela tarde, existe a conhecida foto (abaixo) de todos nós em pé nos jardins de meditação, perto do túmulo de Elvis e de sua família em Graceland, com o CEO de Graceland, Jack Soden, ao nosso lado.”

O Sr. Muhammad Ziyad é fundador do Hot Buttered Soul Awards*; um dos primeiros apoiadores do Museu Nacional dos Direitos Civis; Diretor-Geral e Organizador do concurso Miss Black Memphis; Editor e Publicador da MLK Magazine, em homenagem ao Dr. Martin Luther King Jr.

*O Hot Buttered Soul Awards é uma premiação anual sediada em Memphis, Tennessee, criada para homenagear músicos, líderes comunitários e figuras públicas que contribuem para o legado cultural e social da cidade. O nome do evento é uma homenagem ao icônico álbum de 1969 de Isaac Hayes, Hot Buttered Soul, que revolucionou o gênero ao introduzir arranjos orquestrais e faixas de longa duração. O prêmio reconhece indivíduos que incorporam o espírito de inovação e impacto social de Isaac Hayes. As cerimônias ocorrem frequentemente no Stax Museum of American Soul Music, localizado no local original da Stax Records, onde Hayes gravou suas obras mais famosas.

Discurso de Muhammad Ali sobre o legado de Elvis Presley

Texto transcrito do discurso de Muhammed Ali na Universidade Estadual de Memphis em 1985, homenageando o legado de seu irmão Elvis Presley:

“Quando ouvi Elvis Presley pela primeira vez, quando saiu uma música nova, ‘Don’t Be Cruel’, eu amei aquela música. Que ano foi? 1956. Nunca tinha ouvido uma música tão bonita… (Ali começa a cantar alguns versos: ‘You know I can be found…’) Cara, eu amo essa música.

Nós, pessoas negras, somos meio exigentes com música. Não seguimos ninguém se essa pessoa não tiver alma. Little Richard, Chuck Berry, Michael Jackson… Mas o único garoto branco que tinha alma e cantava tão bem quanto QUALQUER um deles era Elvis.

Existem muitos grandes cantores negros, mas houve um homem que era literalmente tão bom quanto qualquer um. Junte todos esses irmãos, não há ninguém melhor do que Elvis Presley.

Em termos de canto, ele tinha tudo. E ele era bonito, eu sei. E quando se trata de boxe, ninguém tem a classe, o estilo, a inteligência, a velocidade e a beleza de Ali. E quando se trata de cantar, ninguém tinha tudo como Elvis.

E a última coisa que precisamos entender: ele fez muito pelos pobres, ele se importava com as pessoas, ele tinha um bom coração. Ele não era apenas um homem de grande talento, mas um homem grande em espírito, com Deus em seu coração — e isso também é grandioso.

Eu sei o quão bom eu sou na minha profissão. Eu não elogiaria ninguém se não merecesse, porque eu sou o maior de todos os tempos no boxe. No boxe! Eu disse boxe!

Mas estou dizendo ao mundo — não apenas a vocês, fãs de Elvis. Vocês o elogiam naturalmente; ele é de origem europeia como vocês. Mas eu sou negro, sou muçulmano, sou 100% diferente de vocês.

E mesmo assim eu digo ao mundo: Elvis foi o maior de todos os tempos.
Sou um muçulmano negro que defende aquilo em que acredita. Não preciso dizer nada que eu não sinta. Não sou falso. Não tenho chefes. Sou livre.

Para mim, ele é um dos maiores cantores, atores e homens completos de todos os tempos.”

Muhammad Ali

Canal Elvis Blues - ESTB

Elvis Sings The Gospel

"Elvis conhecia mais músicas de Blues do que a maioria no ramo" - B.B.King