"Elvis conhecia mais músicas de Blues do que a maioria no ramo" - B.B.King

sábado, 21 de novembro de 2020

Vaneese Thomas - Elvis, você sabia que você é meu namorado?

Vaneese Thomas (cantora americana de rhythm-and-blues, jazz e soul blues, e filha do grande Rufus Thomas) conheceu Elvis pessoalmente na noite de sexta-feira, 7 de dezembro de 1956, quando tinha 4 anos de idade. O encontro aconteceu nos bastidores do Ellis Auditorium, em Memphis, durante o show beneficente “Goodwill Revue” (em prol da Goodwill Fund - organização sem fins lucrativos para preservação da cultura negra, que originalmente fornecia transporte escolar para crianças negras deficientes e depois incluiu bolsas de estudo para faculdades e auxilio a habitação suplementar de baixo custo) patrocinado pela estação de rádio WDIA (primeira estação de rádio negra dos EUA, fundada em 1947). O show contou com apresentações de B.B. King, Ray Charles e seu pai Rufus Thomas (compositor, dançarino, humorista, cantor de rhythm-and-blues, funk, soul, blues e disc-jockey da WDIA), além de uma breve aparição surpresa de Elvis, a convite do próprio Rufus (Elvis era ouvinte assíduo da WDIA desde garoto).

Vaneese narra como foi o encontro em uma entrevista para a revista “Living Blues” (dedicada à comunidade negra amante do blues tradicional):

“A WDIA sempre tinha “revues” (shows de auditório com plateia) - duas por ano, uma no verão e uma no inverno – e a ‘Goodwill Revue’ foi no inverno e papai tinha os discos de Elvis (ouvíamos Elvis na vitrola de casa) e queria convidá-lo para participar do evento. O gerente geral da rádio achou que isso não iria agradar à comunidade negra, e papai disse: ‘Você está errado! Em primeiro lugar, as pessoas amam Elvis, especialmente em Memphis. E as mulheres, não importa sua etnia, simplesmente caem e enlouquecem por causa de Elvis. Vamos apresentá-lo ao público e veremos a reação da multidão’. E foi exatamente isso que meu pai fez. No final do show, papai disse: ‘Temos um convidado surpresa para vocês nesta noite’. Ele apresentou Elvis, e quando Elvis apareceu, a reação foi exatamente como ele esperava. As meninas enlouqueceram. Isso provou que Elvis era muito querido na comunidade negra, e papai começou a tocar seus discos na WDIA. Papai foi o primeiro DJ negro a tocar a música de Elvis, e numa rádio totalmente voltada ao público negro.

Rufus Thomas e Elvis

Quando eu vi Elvis, disse para ele, puxando a calda do seu fraque: ‘você sabia que você é meu namorado?’. Elvis então sorriu, se abaixou e me colocou em seu colo.

O legendário fotógrafo afro-americano Ernest Withers (que documentou mais de 60 anos de história afro-americana no Sul segregado, com imagens icônicas do boicote aos ônibus de Montgomery, Emmett Till, greve de saneamento de Memphis, Negro league baseball e músicos, incluindo aqueles relacionados ao Memphis blues e Memphis soul) capturou o momento em uma foto preto e branco.

A foto está agora em destaque em uma colagem de fotos vintage no encarte do meu CD "The Long Journey Home", um conjunto de blues e canções de soul que eu e meu marido multi-instrumentista Wayne Warnecke produzimos em nosso estúdio caseiro”.

Fonte: Living Blues Magazine – The Magazine of the African American Blues Tradition #246, vol. 47, nº 6, pag. 24 – Dezembro de 2016

Nenhum comentário:

Canal Elvis Blues - ESTB

Elvis Sings The Gospel

Instagram

"O Blues não é nada além de um bom homem se sentindo mal"

“Muitas pessoas se perguntam ‘O que é o blues?’ Eu escuto muita gente falando ‘O blues.. O blues…’ Mas eu vou vos dizer o que o blues é. Quando você não tem dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de sua casa, você ainda tem o blues. Muitas pessoas saem falando ‘Eu não gosto de blues’ mas quando você não tem dinheiro, não pode pagar o aluguel de sua casa e não pode comprar comida, você com certeza tem o blues. Se você não tem dinheiro, você tem o blues, porque pensa maldosamente. Isso mesmo. Toda vez que você pensa maldosamente, você está pensando no blues." Howling Wolf

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues." Son House

Seguidores