"Elvis conhecia mais músicas de Blues do que a maioria no ramo" - B.B.King

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Luiz Bonfá e Elvis Presley - Almost In Love!

Luiz Floriano Bonfá (cantor, violonista e compositor brasileiro - RJ, 17/10/1922 - 12/01/2001), conhecido mundialmente pelas suas composições para o filme Orfeu Negro (filme ítalo-franco-brasileiro de 1959, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960), como a canção "Manhã de Carnaval", uma das músicas brasileiras mais gravadas no mundo, foi o único compositor brasileiro a ter uma música gravada por Elvis (diz a lenda que Elvis cantou – e até gravou – a canção “Feelings”, do também brasileiro Morris Albert, porém essa informação nunca foi confirmado pela RCA e não há nenhum registro em vídeo ou áudio (até o momento desta postagem).

Segundo informações da esposa de Luiz Bonfá, Ruth de Oliveira, Elvis precisava de alguém que musicasse uns versos de Randy Starr. A atriz Ava Gardner lembrou-se de Bonfá, que na época era músico e arranjador da gravadora MGM. O compositor topou. Bonfá não teve dificuldades para compor. Pegou o violão e fez uma adaptação de sua composição de 1966, “Moonlight in Rio” (do seu álbum “The Brazilian Scene”). Assim nasceu "Almost in Love", da trilha sonora de "Live a Little, Love a Little", filme estrelado por Elvis em 1968.

Agora, só faltava gravar. Com as agendas dos dois lotadas de viagens, o encontro demorou três meses para acontecer. Segundo Ruth, eles entraram em estúdio - Elvis com a voz e a guitarra e Bonfá com o violão - e, em uma semana, o Brasil já se orgulhava de ter uma música na voz de Elvis Presley (lançado em compacto simples em 1968 e em LP - como título do álbum - em 1970).

Nenhum comentário:

Canal Elvis Blues - ESTB

Elvis Sings The Gospel

Instagram

"O Blues não é nada além de um bom homem se sentindo mal"

“Muitas pessoas se perguntam ‘O que é o blues?’ Eu escuto muita gente falando ‘O blues.. O blues…’ Mas eu vou vos dizer o que o blues é. Quando você não tem dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de sua casa, você ainda tem o blues. Muitas pessoas saem falando ‘Eu não gosto de blues’ mas quando você não tem dinheiro, não pode pagar o aluguel de sua casa e não pode comprar comida, você com certeza tem o blues. Se você não tem dinheiro, você tem o blues, porque pensa maldosamente. Isso mesmo. Toda vez que você pensa maldosamente, você está pensando no blues." Howling Wolf

"As pessoas costumam me perguntar onde surgiu o Blues, e tudo o que posso dizer é que quando eu era rapaz, sempre estávamos cantando nos campos. Na verdade não cantávamos, você sabe, gritávamos, mas inventamos as nossas canções sobre coisas que estavam acontecendo conosco naquele momento e acho que foi assim que começou o Blues." Son House

Seguidores